Tuesday, May 07, 2013

Coaching: quando iniciar?

Muitos dos meus potenciais coachees me perguntam, antes de iniciar o programa de Coaching, quando é o melhor momento para começar. Alguns me chegam com a questão de insatisfação na carreira e, mesmo, ameaça de perda de emprego. Ainda assim, muitos deles hesitam em dar o primeiro passo acreditando que alguma coisa fortuita acontecerá amanhã e todo o cenário mudará sem a necessidade do programa.


Sinceramente? Adoraria que a vida fosse assim. Felizmente, ou infelizmente, as coisas tendem a acontecer de forma bem diferente. A pergunta que faço nessas horas é:
  1. Ainda que seja colocado por 30s diante de uma pessoa super importante que poderá mudar sua vida completamente, você tem o seu "elevator pitch" pronto e altamente vencedor?
  2. Seu résumé e carta de motivação estão prontos para ser enviados a qualquer potencial empregador com a certeza de que despertarão interesse para uma entrevista?
  3. E quando chegar na hora da entrevista, você tem absoluta confiança de demonstrar de forma clara e concisa quão valiosa sua contribuição para a empresa será?
  4. Seu business plan está pronto para motivar um investidor a aportar na sua idéia de negócio? 
  5. Você tem absoluta certeza de quem é hoje e de onde quer chegar em 5-10 anos? 

Se você tem respostas positivas para todas essas perguntas, PARABÉNS!

Do contrário, talvez seja o caso de considerar que, na verdade, você está um pouco atrasado nesse processo. Principalmente, se já tiver passado dos 30 anos. Nossa experiência nos ensinou que muitos bons profissionais de elevado potencial, simplesmente "perderam a passada" em algum momento. Eles seguem adiante na esperança de que aquele "toque mágico" voltará em breve. Entretanto, na medida em que o tempo passa e os resultados não aparecem, a ansiedade começa a tomar conta. Principalmente porque, em geral, outros fatores como, e.g., relacionamento familiar e desafios financeiros começam a falar mais alto. 

Talvez seja esse o momento de confiar num profissional experiente que ajudará a redefinir seu "verdadeiro e melhor EU", trará novas ferramentas que estruturarão a implementação bem-sucedida de seu plano de carreira e/ou negócios. A vida é muita curta para se hesitar diante da vitória. 

Que DEUS abençoe sua decisão nesse sentido. 

No comments: