Tuesday, August 30, 2011

Apagando flames em redes sociais


Recentemente numa palestra, fui questionado sobre como lidar com flames, i.e., discussões em grupos que geram um clima pesado. Como creio que esse assunto seja relevante a todos, eis aqui a minha resposta.



Flame é um evento cuja única e total responsabilidade é do líder / moderador do grupo e/ou fórum de debate. Por diversas razões:
  1. A liderança pode não ter sido claramente comunicada e/ou foi percebida como sendo fraca;
  2. Não definição das regras do grupo desde o princípio;
  3. Não criação de um forte grupo de co-moderadores desde o início;
  4. Não eliminação imediata do flame, conforme recomendado abaixo;
  5. Não punição imediata do causador da contaminação.

Qual é a solução para esses casos? Em verdade, é muito simples: 
  1. O líder pode atuar de duas formas: (a) pede ao gerador do flame que retire a postagem de imediato e que se desculpe em público ou (b) simplesmente deleta logo a postagem polêmica sem mais explicações e pede reservadamente ao gerador do flame não mais repetir tal ação;
  2. No caso a) se o causador do problema não se redimir, o flame é deletado e a pessoa é sumariamente banida;
  3. Caso o flame seja deletado logo, o causador do problema e/ou envolvidos no mesmo são advertidos pelo líder reservadamente e, caso sejam reincidentes, são sumariamente banidos. Como no futebol, cartões amarelo e vermelho.

Como evitar o flame sequer exista?
  1. Liderança clara e forte;
  2. Definição das regras do grupo logo no seu início;
  3. Montagem de equipe de co-moderadores, que alertará ao líder em caso de flame ou mesmo atuará em seu benefício, caso o mesmo esteja inacessível no momento.
  4. Alimentação do grupo com mensagens de positiva e de apoio aos membros. As pessoas buscam continuamente por inspiração. Esse é o principal papel de um líder. 

O que fazer caso seja atacado num flame?
  1. Peça ao líder que neutralize a situação de imediato;
  2. Se o líder se mostrar hesitante ou fraco, não discuta mais com ninguém. Encerre sua participação no grupo rapidamente, pois não vale a pena seguir adiante ao lado de líderes fracos. Além disso, em breve, ninguém mais se lembrará do que aconteceu.
  3. Se for de interesse, crie seu próprio grupo e dê o exemplo de como se faz corretamente (opcional)

As redes sociais deveriam criar um mecanismo de geladeira, onde você colocasse a pessoa "de castigo" por um tempo para que esfrie a cabeça e melhor reflita sobre o lance todo. Até o momento, não vi nenhuma plataforma que ofereça essa funcionalidade.

Portanto, voltamos ao inicio das conversas. Redes sociais não é brincadeira. É algo muito mais sério do que se imagina. A liderança clara em redes sociais precede ao seu próprio uso. Daí a importância da formação profissional em como atuar como um CNO - Chief Networking Officer.


Cordialmente,

Octavio Neto Pitaluga
Skype: octaviopitaluga


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